Paulo Brack questiona novo EIA/Rima da hidrelétrica de Pai Querê no rio Pelotas

O novo EIA/Rima da hidrelétrica de Pai Querê no rio Pelotas, realizado pela Bourscheidt Engenharia e Meio Ambiente, é melhor do que o primeiro, da polêmica Engevix, mas ainda deixa a desejar. A avaliação foi feita na noite passada (28/09) pelo biólogo e ambientalista Paulo Brack, professor do Instituto de Biociências da Ufrgs e integrante da InGá Estudos Ambientais, durante a Terça Ecológica realizada pelo Núcleo de Ecojornalistas do RS.

Para Paulo Brack, os levantamentos de campo deveriam ter sido realizados durante um período de 12 meses, mas foram feitos apenas durante o inverno e a primavera. “Os técnicos não continuaram por pressão de Brasília”, suspeita. Outro problema constatado é uma discrepância entre o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental. Dados que aparecem no EIA, segundo ele, não estão no Rima.

O palestrante da Terça Ecológica informou também que a Licença Prévia da quinta hidrelétrica do rio Pelotas ainda não foi concedida, e que o processo de licenciamento está sob responsabilidade do Ibama de Brasília, e não do Rio Grande do Sul, por se tratar de uma obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Para a construção da usina – de 292 MW – entre os municípios de Bom Jesus (RS) e Lages (SC), em um desnível de cerca de 150 metros em um trecho de 80 km de rio, terão que ser alagados cerca de 6.100 hectares da Zona Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O investimento previsto é de R$ 968,92 milhões.

De acordo com o blog SOS Rio Pelotas, 200 mil araucárias morreriam e 400 famílias seriam desalojadas. O projeto de aproveitamento hidrelétrico pertence ao Consórcio Empresarial Pai Querê, formado pela Votorantim Cimentos Ltda, ( 43,75%), Alcoa Alumínio S/A (43,75%)  e DME Energética Ltda (12,5%).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s