A corrida dos carros elétricos e híbridos

Os investimentos em pesquisa, desenvolvimento e demonstração de veículos elétricos (EVs) e híbridos (PHEVs) aumentaram de US$ 265 milhões em 2003 para US$ 1,6 bilhão de dólares em 2010. Atualmente existem apenas 30 automóveis elétricos disponíveis, no entanto a previsão é de que 40 novos modelos cheguem ao mercado em 2011 e mais 40 em 2012. As informações foram divulgadas na segunda-feira, 2 de maio, por Lewis Fulton, especialista em transporte da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês).

Os motivos citados pelo especialista da IEA para o crescimento da demanda são o aumento dos preços do petróleo, segurança energética e a necessidade de reduzir as emissões de CO2. Já os principais empecilhos são o preço elevado dos veículos, dificuldades de reabastecimento e poucas opções em relação aos automóveis convencionais.

Existem três tipos de veículos elétricos: EV (Electric vehicle) sem motor interno de combustão, que funciona com uma bateria, PHEV (Plug-in hybrid electric vehicle) com dois motores, um movido à bateria e outro de combustão interna, e os Fuel cell models, que convertem hidrogênio em eletricidade usando um sistema de célula de combustível.

A meta de diversos governos é chegar a 2015 com mais de um milhão de veículos vendidos e sete milhões em 2020. Estima-se que 15% dos carros em muitos países serão elétricos até 2030. E para que ajudem de fato a reduzir a emissão de gases de efeito estufa, é importante também que fontes limpas de energia substituam as usinas a carvão.

Os governos que tem apoiado o desenvolvimento de carros elétricos são a China, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Japão, Portugal, África do Sul, Espanha, Suécia, Reúno Unido, Estados Unidos, Coréia do Sul, Holanda e Israel. (Roberto Villar Belmonte)

Fonte: http://www.iea.org/index_info.asp?id=1931

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s