Queimadas afetam qualidade do ar em São Francisco de Paula

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais foram registrados cinco focos de queimadas no município de São Francisco de Paula (RS), na tarde do dia 20/05/2011. As emissões de Material Particulado dessas queimadas foram o suficiente para alterar a Qualidade do Ar dos municípios do entorno. O PM2,5 ultrapassou os limites estipulados pela Organização Mundial de Saúde de boa Qualidade do Ar para regular. O Monóxido de Carbono mesmo não tendo ultrapassado os limites, teve uma elevação nos seus índices.

As queimadas são as maiores fontes de produção de particulados, gases tóxicos e gases de efeito estufa. Diz Arbex (2004), que elas influenciam na química e na física atmosférica, mudando inclusive de maneira significativa o pH da água da chuva. As queimadas liberam poluentes que atuam não só no local, mas são facilmente transportadas através do vento para regiões distantes das fontes primárias de emissão, aumentando a área de dispersão.

Um estudo desenvolvido por Bell et al (2006), em três cidades da América Latina, Cidade do México, Santiago do Chile e São Paulo, tenta dimensionar os efeitos da poluição atmosférica sobre a saúde humana, quando projeta um cenário para os próximos 20 anos. Indica que os danos resultantes da poluição do ar compreendem mais de 156 mil mortes, 4 milhões de casos de asma e 300 mil atendimentos médicos em crianças, com um custo variando entre 21 e 165 bilhões de dólares.

Fonte: Boletim Informativo do Vigiar/RS (nº 21/11 de 24/05/2011) disponível no link http://www.saude.rs.gov.br/wsa/portal/index.jsp?menu=organograma&cod=4669 .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s