Curso na UFRGS discute cobertura da mudança do clima com jornalistas do RJ e SP

O Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul e a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS, promovem o curso “O Jornalismo Ambiental e a Mudança Climática”, voltado a jornalistas e estudantes de jornalismo.

O curso acontece durante o dia 7 de dezembro (sábado), no Auditório 1 da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Rua Ramiro Barcelos, 2705, Bairro Santana, Campus Saúde – Porto Alegre/RS). O formulário para inscrição pode ser acessado neste link: http://goo.gl/jL9fqD. O investimento por pessoa é de R$ 50.

Palestrantes

Eduardo Geraque, repórter do jornal Folha de S.Paulo desde 2006, biólogo, mestre em Oceanografia (FURG), doutor em jornalismo ambiental (Prolam/USP) e vice-presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC).

Daniela Chiaretti, repórter de meio ambiente do jornal Valor Econômico desde 2004, ex-repórter do jornal Folha de São Paulo, vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo em 2011 na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ambiental.

Carlos Tautz, coordenador do Instituto Mais Democracia – Transparência e controle social sobre governos e empresas, articulista do Blog do Noblat e ex-pesquisador sênior e documentarista do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

Jefferson Cardia Simões, pesquisador líder do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR – UFRGS), membro do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) e do Painel Brasileiro sobre Mudanças Climáticas.

Curso Jornalismo e Mudança Climática

Programação

Os participantes assistirão aos painéis, a relatos de experiência e, ao final do curso, definirão pautas para reportagens. Os melhores trabalhos serão posteriormente publicados no site da EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais.

8h – Recepção e Credenciamento

8h30min – Abertura

8h40min às 10h30min – Painel 1: Cobertura de Mudança Climática

A cobertura dos acordos e estudos internacionais sobre mudança do clima

Palestrantes:

Jornalista Dr. Eduardo Geraque, Folha de São Paulo

Jornalista Daniela Chiaretti, repórter do jornal Valor Econômico

Os interesses econômicos por trás da crise climática

Palestrante: Carlos Tautz, jornalista e pesquisador, coordenador do Instituto Mais Democracia – Transparência e controle cidadão de governos e empresas

10h30min às 10h45min: Intervalo

10h45min às 12h: Debate com o público

12h às 13h30min – Intervalo para almoço

13h30 às 15h – Painel 2: Mudanças do Clima, Ciência e Jornalistas

Palestrante: Jefferson Cardia Simões, pesquisador líder do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR – UFRGS) e membro do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC)

15h às 15h30 – Debate com o público

15h30min às 16h – Intervalo

16h às 16h30min – Relatos de Experiência

Participantes: Professora Doutora Ilza Maria Tourinho Girardi, Jornalista Mestra Eliege Fante, Jornalista mestrando Roberto Villar Belmonte e Jornalista mestrando Arsenio José Farranguane

16h30min às 17h45 – Elaboração de pautas para reportagem. Apresentação das pautas para o grupo e discussão. As melhores reportagens serão publicadas na EcoAgência

18h às 18h30min – Acertos finais sobre as matérias e encerramento do curso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s