Roberto Villar Belmonte

Tomando mate no Chile durante a Expedição Origem Crioula. Crédito: Eduardo Rocha

Eu sou jornalista profissional, especialista em Estudos Linguísticos do Texto e mestre em Comunicação e Informação. Desde 2014 trabalho como professor de Jornalismo no Centro Universitário Ritter dos Reis em Porto Alegre (RS). Escrevi por mais de dez anos para as edições em português e espanhol da revista Campo Aberto da Massey Ferguson (com entrevistas realizadas nas principais regiões agrícolas do Brasil, Uruguai, Chile, Paraguai, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Panamá e Costa Rica). Faço, sempre que posso,  reportagens sobre temas ambientais para o jornal Extra Classe do Sinpro/RS desde 2005. Desde a minha formatura na Famecos/PUCRS em 1991, acompanho a área ambiental como jornalista. Já trabalhei na Rádio Gaúcha (cobertura da UNCED no Rio de Janeiro em 1992 e da Habitat II em Instanbul em 1996), onde criei o programa Gaúcha Ecologia, no Pró-Guaíba e como freelance no jornal de bairro Oi Menino Deus (com duas reportagens premiadas pela Associação Riograndense de Imprensa em 1994 e 1996) e na Agência IPS de Notícias (cobertura da COP 8 da Convenção sobre Diversidade Biológica em Curitiba em 2006 e primeiro lugar na categoria Internet do IV Prêmio Confea de Jornalismo com reportagem sobre educação rural em Três Passos/RS). Como integrante do Núcleo de Ecojornalistas do Rio Grande do Sul (NEJRS), escrevi o Manual de Emergência para Desastres Ambientais no Rio Grande do Sul (1994), participei de dois congressos da Federação Internacional de Jornalismo Ambiental – IFEJ (Paris e Boston) e ajudei a criar a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental, a Red de Comunicación Ambiental de America Latina y el Caribe (Redcalc) e a EcoAgência Solidária de Notícias Ambientais. Publiquei artigos nos livros Formação & Informação Ambiental (Summus, 2004), Manual de Comunicação e Meio Ambiente (Peirópolis, 2004); e escrevi para o Greenpeace o relatório Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas (2006). Em 2008 participei da Expedição Origem Crioula (Uruguai, Argentina, Chile e Brasil) realizada pela Revista Crioulos. Tenho especialização em Estudos Lingüísticos do Texto pelo Instituto de Letras da UFRGS, com pesquisa sobre Metáforas Conceituais, e mestrado no PPGCom da Fabico/UFRGS com pesquisa sobre a construção do discurso da economia verde na revista Página 22.  Tenho perfil no Facebook. Meu e-mail: rvillar21@gmail.com .

Anúncios

16 comentários em “Roberto Villar Belmonte”

  1. Oi Roberto, bacana o blog. Parabéns! Aqui na Argentina estamos muito mais atrasados na questao ambiental que no Brasil. O tema sequer é tratado nos jornais e o lixo abunda nas ruas todo o final de tarde. Um escandalo que parece que nem é notado mais pelos portenhos. Pelo menos houve algum avanco com a Lei de Glaciares. Bom saber que continuas na luta!
    Abraco
    Gisele Teixeira

    1. Ah, esqueci de te deixar meu blog também. Nao tem nada a ver com meio ambiente, mas tem um montao de coisas interessantes sobre Buenos Aires.
      Giseleteixeira.wordpress.com

  2. Beto,

    O trabalho de um homem é também a razão da sua existência!
    O fruto da tua mente… das tuas andanças… dos teus “olhares”… compõe a tua visão de vida e mundo!

    São estes [entre tantos outros]os motivos para a “exposição das idéias” em um Blog!

    Que este espaço te traga alegrias, mais idéias, oportunidades e possibilidades, além é claro, de contribuir para fortalecer esta luta tão importante e atual que é a questão ambiental!

    Um bj e sorte! Sempre!

  3. Caro Roberto! Belíssimo trabalho! Parabéns, rapaz! Que saudade de tua presença e grande participação nas aulas de nossa pós em letras. Quero te dizer que vou colocar teu artigo (feito na especialização – se está na rede, posso fisgá-lo, não é?) em minha disciplina sobre revisão de texto jornalístico. Vou ministrá-la em curso de pós da Fapa a partir de março. Grande abraço!

  4. Bom saber que praticas skate. Isto traz um quê de originalidade, risco e atitude. Características fundamentais para um ambientalista. Cada um semeando onde estiver. Abraço, Luisa

  5. Olá Roberto. Parabéns pelo blog e pelo profissionalismo. Bons roles de Skate e precisando é só avisar.
    Forte abraço.
    André Velozo (fotógrafo)

  6. Oi Querido Roberto! Confesso que ainda não tinha visitado teu blog, mas quando resolvi futricar (hahhha), ADOREEEEEEEEEEIIIIII! Muito legal teu trrabalho, és um jornalista e tanto, um profissional pensante e com opinião sobre as coisas. PARABÉNS!!!! Bjão
    Déia Spalding
    (deiaspalding@gmail.com)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s